terça-feira, 15 de setembro de 2015

SL Benfica vs Sporting CP - Dérbi da Capital

    SL Benfica vs Sporting CP é o principal dérbi de futebol da cidade de Lisboa e também um dos principais do país. O famoso dérbi tem vários nomes, entre eles: Dérbi da Capital, Dérbi Eterno ou ainda Clássico dos Clássicos.

    A rivalidade é uma das mais antigas de Portugal. Em 1907, o SL Benfica (que na altura ainda se chamava Sport Lisboa) passava dificuldades financeiras e 8 jogadores resolveram deixar o clube e rumar ao Sporting, em busca de melhores condições, entre elas, um estádio melhor para jogar e um melhor salário. E assim nasceu uma das mais famosas rivalidades, que perdura até hoje.

    O primeiro encontro entre os dois clubes aconteceu no dia 1 de Dezembro de 1907, no Campo da Quinta Nova, em Carcavelos. O Sporting venceu por 2-1, após Cosme Damião, o fundador do SL Benfica, ter marcado um auto-golo. Segundo fontes da época, os jogadores do Sporting haviam saído do campo a meio desse jogo por causa de uma forte chuvada, mas voltaram a jogar devido à insistência do árbitro.

    Desde ai, em competições oficiais, as duas equipas encontraram-se 295 vezes, com 128 vitórias do Benfica, 106 vitórias do Sporting e 61 empates. O Benfica marcou 501 golos e o Sporting marcou 456. O SL Benfica e o Sporting CP já decidiram, 16 vezes, uma competição oficial frente a frente, tendo o Benfica saído vitorioso por 9 vezes e o Sporting por 7 vezes.*

    Os três melhores marcadores do Dérbi da Capital são Peyroteo (Sporting, 31 golos em 29 jogos), Eusébio (Benfica, 27 golos em 29 jogos) e Nené (Benfica, 17 golos em 38 jogos). Os jogadores estrangeiros com mais golos no dérbi são Óscar Cardozo (Benfica, 13 golos em 18 jogos) e Liedson (Sporting, 11 golos em 17 jogos). O treinador com mais vitórias no dérbi é Jorge Jesus, que treinou o Benfica e mudou-se recentemente para o Sporting numa transferência polémica. Jesus ganhou 10 vezes em 13 jogos, 9 deles ao serviço do Benfica e outro mais recentemente ao serviço do Sporting, no jogo da Supertaça Portuguesa de 2015.*

 
*Nota: Os números apresentados estavam atualizados no dia em que este texto foi escrito, ou seja, só estão contabilizados os jogos e golos até ao dia 15/09/2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário