terça-feira, 15 de setembro de 2015

Peyroteo, Violino goleador

    Fernando Peyroteo nasceu no dia 10 de Março de 1918 em Humpata, Angola. Durante a sua carreira, era o "homem-golo" dos famosos "Cinco Violinos" do Sporting CP.

    Peyroteo, desde cedo, começou a ganhar destaque no Sporting de Luanda.  Em Junho de 1937, com 19 anos, chegou a Lisboa, e em Setembro desse mesmo ano fez a sua estreia no Sporting CP, marcando dois golos contra o Benfica, num jogo que terminou 5-3 a favor dos leões.

    Ao longo da sua carreira, revelou-se um goleador nato, ajudando o Sporting a conquistar 1 Campeonato de Portugal, 5 Ligas portuguesas, 4 Taças de Portugal e 7 Campeonatos de Lisboa. Ao todo, contando com amigáveis e pequenos torneios, marcou 700 golos em 432 jogos, uma marca que hoje em dia ainda nenhum jogador conseguiu bater. Jogou ainda 20 jogos pela seleção, marcando 14 golos com a camisola das quinas. Foi ainda o primeiro jogador a marcar no Estádio Nacional.

    Houve algumas goleadas do Sporting em que Peyroteo se destacou: 11x0 ao Famalicão (6 golos), 14x0 ao Leça (8 golos) e 12x1 ao Boavista (9 golos). Contudo, a tarde de maior glória de Peyroteo foi aquela em que decidiu o campeonato, numa goleada frente ao Benfica. O clube encarnado tinha ganho ao Sporting por 3-1, e o Sporting tinha uma missão quase impossível: Tinha de ganhar ao Benfica por uma margem de golos superior ao jogo da 1ª volta. Peyroteo marcou os 4 golos que permitiram ao Sporting a vitória por 4-1.

    Peyroteo terminou a sua curta carreira em 1949, com apenas 31 anos. No dia 28 de Novembro de 1978, Fernando Peyroteo faleceu, com apenas 60 anos, vítima de um ataque cardíaco. O seu sobrinho-neto, José Couceiro, é treinador de futebol da atualidade.

     Quando Guilherme Espírito Santo jogava no Benfica, e a rivalidade entre o Sporting e o Benfica era enorme, brincava-se então que o verdadeiro adepto sportinguista, ao benzer-se, devia dizer:
«Em nome do pai, e do filho e do Peyroteo, que o Espírito Santo é do Benfica!»

    Para muitos, Fernando Peyroteo foi e sempre será um dos melhores jogadores a jogar no Sporting CP e no Campeonato Português, numa altura em que ainda não existia televisão nem Liga dos campeões e os jogadores ainda jogavam por amor à camisola e não por dinheiro, como acontece muitas vezes hoje em dia.


Sem comentários:

Enviar um comentário